Câmara entrega cinco viaturas para a Guarda Municipal

 

30 de_Dezembro_-_Cmara_faz_doao_de_cinco_viaturas_para_a_Guarda_Municipal_foto_ederson_nunes_7O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), entregou, nesta segunda-feira (30/12), ao prefeito em exercício, Sebastião Melo, cinco novas viaturas para a Guarda Municipal. O repasse se refere à contrapartida de um convênio firmado em 2013 entre o Legislativo e a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O órgão do Executivo passou a prestar o serviço de proteção e segurança do parlamento.

Em cerimônia iniciada no Salão Nobre Dilamar Machado e encerrada no estacionamento da Câmara, Dr. Thiago lembrou que a forma como seria feita a contrapartida foi de escolha da própria Guarda. O presidente da Casa destacou o apoio recebido do Executivo em um ano considerado “difícil” sob o aspecto da segurança, com atos de protesto e até a invasão do Palácio Aloísio Filho, em julho.

Os recursos para a compra dos automóveis resultaram da economia orçamentária feita pelo Legislativo, na ordem de 50% do valor que era gasto com a contratação de funcionários com cargos comissionados (CCs) para a função de segurança e vigilância da Casa. De acordo com o prefeito em exercício, “essa foi uma forma inteligente escolhida pela Câmara para retribuir ao Executivo, que atendeu ao chamamento da Casa do Povo”. Melo lembrou que já há bastante tempo os CCs de segurança e vigilância vinham sendo questionados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, no final de 2012, não havendo mais recursos, os cargos foram extintos pelo então presidente, Mauro Zacher (PDT).

Para o secretário de Segurança Urbana, José Freitas, “as viaturas chegam em um bom momento”. Segundo ele, os cinco veículos representam 10% da frota atual do órgão, que já tem uma grande rodagem e necessita de manutenção. “Agora poderemos fazer um rodízio com as novas viaturas e baixar as mais desgastadas para conserto”. As viaturas entregues vão auxiliar no deslocamento dos guardas municipais durante o trabalho de patrulhamento das ruas da Capital.

Ainda participaram do ato o secretário adjunto da SMSU, João Hélbio Carpes Antunes, o chefe da Guarda Municipal, Nilo Bottini, e os vereadores Bernardino Vendruscolo (PROS), João Carlos Nedel (PP), Mônica Leal (PP) e Delegado Cleiton (PDT).

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481

Cadastro Newsletter

Preencha os campos para receber nossas notícias em seu e-mail.

Login

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account