Moradores da Extrema pedem solução para a falta dágua

 

30 de_Dezembro_-_Reunio_para_discutir_falta_de_gua_no_extremo_sul_da_cidade_foto_desiree_ferreira_2A falta de água tem atingido alguns pontos de Porto Alegre, entre eles a Estrada da Extrema, na região do Lami. Para tentar resolver o problema, a presidência da Câmara Municipal realizou uma reunião, na manhã desta segunda-feira (30/12), na prefeitura, com representantes da comunidade e do Executivo municipal.

“À noite a água até chega em algumas casas, mas em outras não. Mesmo aqueles que têm reservatório não conseguem encher. Durante o dia, raramente temos água quando há muito calor.” A queixa foi feita por Fabiana Torelli Seara, uma das moradoras que reclamam da falta de investimentos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) no local. “A população está indignada. Nós pagamos a água, mas a água não vem”, complementou Fabiana, dizendo que há loteamentos irregulares com uma situação mais digna do que onde ela mora.

O diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, explicou que a falta de água é resultado da insuficiência da bomba e do reservatório, que foram projetados para uma área menor. “A região cresceu demais, além dos limites previstos”, disse. Presser afirmou que já foi feito um estudo prévio para a ampliação da capacidade de abastecimento, contudo advertiu que esse processo não é imediato: “Nosso objetivo é que, no final de 2014, não tenhamos mais estes problemas”.

O presidente da Câmara, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), quis saber o que o Dmae está fazendo para que as pessoas não sofram com o mesmo problema ao longo do restante do verão. Presser explicou que está sendo realizado um trabalho de engenharia a fim de que o reservatório aumente o nível e, assim, as bombas consigam levar a água para onde hoje não chega. “A ideia é normalizar o sistema ainda hoje, no máximo amanhã”, garantiu, admitindo que a solução é temporária.

Ao final da reunião, o prefeito em exercício, Sebastião Melo, assegurou que o Dmae ficará à disposição, mesmo durante o final de ano e nos finais de semana, para resolver a questão caso ela persista.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481

Cadastro Newsletter

Preencha os campos para receber nossas notícias em seu e-mail.

Login

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account