Como enfrentar a violência contra as mulheres?

A falta de médicos legistas e peritos criminais em diversas áreas é um problema muito grave, não podemos esperar que só quando corpos ficam horas aguardando por um perito ou que necessite ser descolado por centenas de quilômetros, para que então sejam lembrados os profissionais que produzem perícias e laudos para cenas de crimes, acidentes e outros sinistros. No caso da violência doméstica e abuso sexual, que atingem muitas famílias e vitima especialmente as mulheres, a falta de médicos legistas e peritos criminais também potencializa as chances de que abusadores e violentadores sigam impunes, muitas vezes fazendo mais vítimas. 

Faz alguns dias foi aberta a Casa Lilás em Santa Rosa, espaço para acolher as vítimas destes abusos que tem acontecido de forma recorrente até mesmo dentro do ambiente doméstico. Na Restinga, bairro da periferia de Porto Alegre com centenas de milhares de moradores, 80% das demandas do Conselho Tutelar desta área estão relacionadas a situações de abuso sexual. As perícias, na área médica e psicológica são importantes para que a vítima possa ser adequadamente atendida e para que se identifique o abusador. Centros de Referência no atendimento de casos de violência sexual e espaços como a Casa Lilás, bem como a melhoria das condições de atendimento dos legistas e peritos são infraestruturas físicas e humanas sem as quais se torna impossível enfrentar a violência doméstica, violência sexual a violência contra as mulheres.
Estamos entrando em um período pré-eleitoral, precisamos cobrar dos pré-candidatos as várias posições nos parlamentos e nas esferas executivas um posicionamento claro quanto ao estabelecimento destas estruturas. O cidadão precisa usar seu voto para exigir de suas lideranças políticas o compromisso com projetos como a Casa Lilás, com a melhoria de condições de atendimento dos médicos legistas e peritos criminais, com a construção e manutenção de Centros de Referência para o atendimento dos casos e violência sexual pelo menos em todas as cidades do estado com mais de 20 mil habitantes.

Vereador Dr. Thiago Duarte

 

Cadastro Newsletter

Preencha os campos para receber nossas notícias em seu e-mail.

Login

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account