Dr. Thiago inicia divulgação do I Fórum de Planejamento Familiar

 

25 de_Novembro_-_Palestra_sobre_planejamento_familiar_na_Associao_de_Hospitais_de_Porto_Alegre_foto_leonardo_contursi_2O presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), iniciou na manhã desta segunda-feira (25/11) a divulgação do I Fórum de Planejamento Familiar, que acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, no plenário Ana Terra, do Palácio Aloisio Filho, sede do Legislativo da capital gaúcha. A apresentação do evento foi feita durante palestra sobre Planejamento familiar e saúde, com ênfase para os riscos da gravidez na adolescência e as políticas desenvolvidas pelo município, realizada para servidores da Associação dos Hospitais de Porto Alegre, no bairro Lami.

Segundo o vereador, a gravidez na adolescência é a terceira causa de morte entre os jovens, o que coloca como prioridade a difusão de conhecimento a respeito de métodos contraceptivos e preventivos. Para Thiago Duarte, o mais eficaz é o uso concomitante da camisinha e da pílula, ou outra forma de evitar a gravidez, no que ele considera o implante subcutâneo como o mais indicado para um tratamento de longo prazo, já que o esquecimento do uso é uma das principais causas da gravidez entre adolescentes. “O implante, ou chip, como é conhecido pelos jovens, dura cerca de três anos e pode ser retirado a qualquer momento, se desejado pela paciente”, destaca.

Com três painéis, o I Fórum de Planejamento Familiar será aberto oficialmente às 9 horas do próximo dia 10 de dezembro com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, Defensoria Pública e das entidades que integram o grupo de trabalho, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). “Cenário atual e desafios para o Planejamento Familiar” será o tema do único painel que será realizado no período da manhã, que será coordenado por Dr. Thiago Duarte (PDT), entre 10h e 12h.

A partir das 14 horas, começa o segundo painel com o tema “Experiências e desafios para o Planejamento Familiar: relatos de ações e serviços”. A atividade terá a participação de representantes de hospitais que trabalham com o tema. O terceiro e último painel, que ocorre das 16h às 17h30min, terá o tema “Seja parte da mudança: como fazer acontecer?” Devem participar integrantes das entidades que fazem parte do grupo de trabalho. Ao final do evento, será divulgada uma Carta Compromisso.

Texto: Milton Gerson (reg.prof. 6539)
              Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Foto: Leonardo Contursi/CMPA

Cadastro Newsletter

Preencha os campos para receber nossas notícias em seu e-mail.

Login

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account