1. Manter uma dieta saudável, praticar exercícios regulares, evitar o hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, procurar dormir bem, e manter o bom humor.
2. Fazer o exame palpatório de mamas periodicamente e a mamografia a partir dos 45 anos ou quando indicado por seu médico
3. Realizar o exame citopatológico de colo uterino, também chamado de pré-câncer ou papanicolau uma vez por ano a partir do início da vida sexual.
4. O exame de prevenção ao câncer de próstata deve ser realizado por todo homem a partir dos 50 anos ou quando for solicitado pelo médico.
5. Usar camisinha nas relações sexuais – a hepatite B..., o câncer de colo uterino está associado às infecções vaginais e ao HPV (vírus do condiloma) que é transmitido sexualmente.
6. O pré-natal sempre deve ser realizado porque existem diversas doenças que ocorrem ou pioram durante a gestação e que podem acarretar riscos de vida para mãe e para o neném.
7. Planejamento familiar - o casal de posse das informações técnicas, de forma livre e consciente, opta pelo método que mais lhe convém para evitar uma gravidez indesejada. Oriente-se com o seu Ginecologista.
8. Cuidados com as crianças no verão para prevenção e controle da diarréia e desidratação: vesti-las com roupas leves, oferecer muitos líquidos, ter cuidados com a higiene de chupetas e mamadeiras, dar banho diário, não expor a criança ao sol intenso e amamentar seu filho, pelo menos até o sexto mês de vida.
9. Prevenção de HEPATITE A: um problema cuja prevenção depende de nós: lave bem as mãos depois de ir ao banheiro e antes de se alimentar, beba somente água tratada ou fervida, evite que as crianças brinquem em poças de água, esgotos a céu aberto, valões ou outras águas contaminadas, lave muito bem as frutas e verduras e acondicione o lixo de forma correta e seletiva.
10. Prevenção da dengue - água parada é dengue na jogada - o mosquito transmissor da dengue coloca ovos em recipientes com água acumulada: depósitos de água e tonéis, calhas de água da chuva, garrafas de vidro ou pet, baldes, vasos de plantas, pneus velhos, lixeiras dentro e fora de casa, cacos de vidro nos muros e lajes - evite também acumular lixo e entulhos evitando focos do mosquito transmissores da dengue.
11. Procurar atendimento especializado logo após a violência sexual, mesmo com o sofrimento inerente ao ato, é a melhor e única forma de evitar um mal maior - que pode ser uma gravidez indesejada fruto de uma violência e ou uma doença sexualmente transmissível.
12. A diabetes e a hipertensão são doenças muitas vezes silenciosas e que iludem o acometido - devem ser acompanhadas pela equipe de saúde com consultas sistemáticas e periódicas - para controle de diabetes a dosagem de glicose no sangue (glicemia) é o que se utiliza, já no caso da hipertensão a medida da pressão arterial necessariamente após 10 minutos de repouso.
Você é o principal responsável pela sua saúde.