Dr. Thiago quer agilidade no agendamento de pacientes com câncer

 

18 de_Maro_-_Ampliaao_da_Av._Edvaldo_Pereira_Paiva_foto_ederson_nunes_1Para evitar a lentidão enfrentada pelos pacientes em tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Porto Alegre, no sentido de disciplinar a marcação de consultas. Pelo projeto, o hospitais com serviços de referência em diagnóstico e tratamento da doença deverão fazer o agendamento direto com os pacientes. Os que tem ambulatório do câncer com o paciente hospitalizado em sua emergência deverão dar continuidade ao tratamento sem encaminhá-lo para nova marcação.

Dr. Thiago alerta para o grande numero de marcações indevidas aos serviços de referência. “Há casos em que o paciente espera por vários meses para a realização de exames e aí descobre que o órgão responsável pela marcação cometeu um erro e o paciente volta para o fim da fila para um novo reagendamento”, argumenta o vereador. Uma falha que seguindo ele, pode comprometer o sucesso no tratamento. Neste caso, o projeto estabelece que a Central de Marcação de Consultas ou setor similar que desempenha esta função na Secretaria Municipal da Saúde, terá até 7 dias para reagendar, consultar ou marcar exame para os pacientes que forem encaminhados.

Finaliza dizendo que “o câncer é a doença a segunda causa de mortes no país, perdendo apenas para as doenças cardíacas e a cada dia aparecem diagnósticos dos mais variados tipos da doença”, lamentando que a demora no diagnóstico ou no início do tratamento tem sido uma constante.

Flávio Damiani (reg prof 6180)

Cadastro Newsletter

Preencha os campos para receber nossas notícias em seu e-mail.

Login

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account