Médicos e servidores denunciam desmonte no HPS

imagem47225Na primeira reunião do ano da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, que passa a ser presidida pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), a diretora médica e presidente do Centro de Estudos do HPS Fabiane Lorenzoni Sesti, o vice-presidente Carlos Humberto Cereser e a diretora do Sindicado dos Municipários (Simpa) Maria José da Silva, denunciaram o que classificam de desmonte do Hospital de Pronto Socorro da Capital. De acordo com Cereser, a atual direção por determinação da Secretaria Municipal da Saúde está direcionando toda a atuação do HPS para o atendimento na área de traumatologia, deixando de lado o atendimento clinico. Lembra que traumatologia é a terceira causa de morte em Porto Alegre ficando atrás das doenças cardiológicas e do câncer. “Prova do que estou falando é a desativação de leitos nas UTIs clinica, cardiologia e enfermaria clínica” afirmou Cereser, reafirmando que tem gente morrendo a espera de leitos nas Unidades de Tratamento Intensivo. Lembra que todas as ações do serviço de saúde são para atender o ser humano,”infelizmente na visão dos gestores da saúde pública da capital o ser humano não é prioridade” desabafou.


Canteiro de obras - Já a diretora clinica e presidente do Cento de Estudos, disse que falta clareza do que está se fazendo no HPS, justificando ao pedido de ajuda que vieram pedir à Cosmam no sentido de interferir no caso. Fabiane Sesti disse ainda que o HPS está virado num verdadeiro canteiro de obras onde os trabalhadores, funcionários e pacientes se misturam. “Temos que conviver com a poeira e o barulho num ambiente em que se deve cuidar da saúde das pessoas” analisou. “Não somos contra a ampliação do HPS, muito pelo contrário, mas do jeito que está fica difícil de se trabalhar” disse ela.


Desmotivação - A diretora do Simpa falou na desmotivação dos servidores do HPS, por conta das indefinições, insalubridade, carga horária e o excesso de plantões pela deficiência de funcionários. Denunciou ainda o tom de agressividade com que a atual gestão trata os servidores “as ameaças são constantes, praticam assédio moral com os trabalhadores” disse Maria José.

imagem47228


Diante de tudo isso o presidente da COSMAM, Dr. Thiago Duarte (PDT), aceitou a proposta de visita ao HPS no próximo dia 14, antes da Audiência Pública que ocorrerá no dia 17 de Fevereiro por solicitação do Ministério Público do Estado do RS e Ministério Público Federal. Além destes temas, ficou pautada também a visita ao Hospital Presidente Vargas que se realizará dia 18 de Fevereiro pela manhã. 

Cadastro Newsletter

Preencha os campos para receber nossas notícias em seu e-mail.

Login

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account