Na tarde desta quarta-feira (17/4), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Dr. Thiago Duarte (PDT), esteve reunido com dirigentes da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários do SUS (AbraSUS-RS). A presidente Terezinha Borges pediu apoio à expansão de uma medida considerada importante. “Sabemos que, na Capital, quem consulta com algum médico que não seja do SUS pode retirar os medicamentos gratuitos nas farmácias conveniadas. Queremos que isso valha para todas as cidades do Estado”, afirmou.
A entidade também denunciou que a Unidade de Saúde do bairro Glória está solicitando a apresentação de comprovante de residência para o agendamento de consultas. Para levar este caso ao conhecimento de todos os vereadores, ficou definido que a AbraSUS vai ocupar a Tribuna Popular ainda no primeiro semestre deste ano. “Vocês terão dez minutos para colocar os problemas e pedir explicações”, destacou Dr. Thiago.
O presidente da Casa entregou o relatório das visitas da Câmara às unidades de saúde de Porto Alegre. A conversa também tratou do projeto de internação compulsória de dependentes químicos e do Centro Integrado de Combate à Drogadição. “Nossa sugestão é de que a instalação seja no Hospital Presidente Vargas”, afirmou o parlamentar.
Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)