O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), participou, nesta quinta-feira (18/4), de uma reunião com o coordenador do Conselho Tutelar, Eduardo Villar. O objetivo do encontro foi buscar um espaço adequado para que a coordenação possa ter reuniões semanalmente na Câmara. Hoje Porto Alegre possui 50 conselheiros tutelares.
"Recebemos a visita do presidente Dr. Thiago Duarte, na qual ele colocou à nossa disposição um projeto de lei tramitando referente à situação de drogadição, pedindo nosso auxílio pelo conhecimento que temos junto às comunidades carentes e sobre as necessidades desse projeto ser implantado", destacou Villar.
Para o presidente da Câmara, o trabalho dos conselheiros tutelares é muito importante para a cidade. "No que a gente puder ajudar com a nossa estrutura, eles serão bem vindos", argumentou. O presidente disse que é necessário criar um instituto capaz de internar e dar a possibilidade de tratar os usuários de crack. "Levamos o nosso projeto de internação desses pacientes, que é uma problemática que os Conselhos Tutelares lidam cotidianamente", afirmou.
Além da drogradição, foi discutido o planejamento familiar, que tem por finalidade contribuir para a saúde da mulher e da criança e que permite às mulheres e aos homens escolherem quando querem ter um filho, o número de filhos que querem ter, o espaçamento entre o nascimento dos filhos, o tipo de educação, conforto, qualidade de vida, condições sociais, culturais e seus níveis, conforme seus princípios de necessidade. "Precisamos dar acesso às pessoas, principalmente da periferia, aos métodos anticoncepcionais com mais eficácia", destacou.
Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481
Foto: Ederson Nunes/CMPA