Thiago Pereira Duarte
Formado em Medicina 1997 pela UFRGS iniciou, após concurso, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas realizando desde este tempo até o período atual mais de dois mil procedimentos obstétricos entre partos e cesarianas.
Em 1999 ingressou por concurso público na Prefeitura Municipal de Porto Alegre trabalhando inicialmente na Unidade de Saúde da Restinga e Unidade de Saúde do Lami onde permaneceu lotado até início de 2005.
Bacharel em Direito pela PUC em 2007. Realizou exame da OAB RS em 2008 obtendo aprovação.
Desde o início de 1999 é professor de Medicina Legal para o direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul sendo em oito oportunidades escolhido pelas turmas como professor homenageado.
Desde o início de 2005 após concurso público foi nomeado perito médico legista – exercendo sua jurisdição no município de Caxias do Sul e Novo Hamburgo .
Desde o início de 2005 assumiu na Administração Municipal a Gerência Distrital de Saúde da Restinga e Extremo Sul que engloba a coordenação de dez Unidades de Saúde – 1 Pronto Atendimento da Restinga, 4 Unidades Básicas de Saúde (Lami, Restinga velha, Restinga Nova (Macedônia) e Belém Novo) e cinco Programas de Saúde da Família (PSF castelo, PSF Pitinga, PSF Quinta Unidade, PSF Ponta Grossa e PSF Chácara do Banco).
Coordena no Município de Porto Alegre o projeto de colocação dos implantes subcutâneos - uma estratégia de planejamento familiar
Atividades Desenvolvidas pela GD Restinga/Extremo Sul no ano 2007
Planejamento Familiar e Paternidade Responsável: 910 implantes subcutâneos colocados, 600 laqueaduras e vasectomias, palestras sobre prevenção de DSTs e métodos contraceptivos. Palestras em escolas e na comunidade sobre cuidados básicos em Saúde e na gravidez. Participação em Congressos e Seminários do MP, A. Legislativa, ONGs e Universidades .
Saúde Mental: Fim da demanda reprimida e da fila de espera por meio das Terapias Comunitárias realizadas nas comunidades com cinco sessões semanais fixas, participação no Congresso Brasileiro e Primeiro Encontro Internacional de Terapia Comunitária, Grupo de Acolhimento para usuários de substâncias psicoativas e familiares, Grupo de Convivência (Reabilitação em Saúde Mental) que cria o Grupo de Geração de Renda. Encaminhamento para emprego de mais de 60 pessoas.
Implantação da Operação Inverno: UBS Lami
Implantação do Ambulatório de Homeopatia: UBS Lami.
Implantação do 3º turno de atendimento médico: UBS Belém Novo.
TERCEIRO TURNO BELÉM NOVO
O Terceiro Turno em Belém Novo iniciou oficialmente dia 10 de abril de 2006.
A questão que se refere a solicitação do terceiro turno em Belém Novo e a identificação desta necessidade pelo gestor é bem antiga, data como regra do ano de 1998 em que o Secretário Municipal de Saúde de POA era o Dr. Lúcio Barcelos. Desde lá a comunidade de Belém Novo tem de diversas formas solicitado a ampliação desde serviço que tecnicamente é necessário e que agora se torna viável.
Com o terceiro turno Belém Novo terá um aumento de 200 consultas médico clínicas por semana – CERCA DE MAIS 800 CONSULTAS MÉDICAS POR MÊS e o número de médicos que atuará naquela unidade terá um aumento de 300%.
Além dos dados já expostos o terceiro turno possibilitará que a população do Extremo Sul de Porto Alegre (Belém Novo, Lami, Ponta Grossa, Lageado, São Caetano, Jardim Floresta, Chapéu do Sol) possa mesmo à noite ter acesso ao sistema de saúde. É A PREFEITURA DE PORTO ALEGRE CHEGANDO AOS QUE MAIS PRECISAM.
Implantação do 3º turno de atendimento odontológico: UBS Belém Novo.
Implantação de três laboratórios de análises clínicas na região.
Restinga Criativa: Feira de artesanatos (parceria com a UFRGS) produzidos pelo Grupo de Convivência da Saúde Mental, na Praça da Esplanada nos dias 7 e 8 de Junho com a participação de 120 expositores.
Visitas Domiciliares: Visitas médicas realizadas em pacientes acamados e cadeirantes.
Participação nas Instituições e nos eventos culturais locais: Ações conjuntas com o Gabinete da Primeira Dama Municipal, relativas a Saúde da Mulher, Semana da Restinga, Cozinhas Comunitárias, Escolas, Creches e A. Comunitárias, por meio de palestras de promoção e prevenção em saúde, atendimentos básicos em saúde e promoção e prevenção em saúde bucal.
Seminário de Avaliação e Prestação: No dia 17 de dezembro nas dependências da ACM/Restinga, o relato do que foi realizado em cada equipe de serviço da GD, com a presença das comunidades, apresentações culturais (teatro, música e poesia).
Exposição dos PSFs: Mostra dos trabalhos realizados nos PSF da região, no dia 20/12 no Mercado Público.
THIAGO PEREIRA DUARTE
MÉDICO GICOLOGISTA E OBSTETRA