O vereador Dr. Thiago Duarte, líder do PDT na Câmara Municipal, lamentou durante a sessão plenária desta tarde (6/2), a atitude do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou a posse do desembargador Marcelo Bandeira Pereira como presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, quatro horas depois de ter assumido e dado posse aos membros da nova direção do TJRS.
Para o vereador, a forma como a decisão foi comunicada é que leva à indignação. “Apesar do século XXI consagrar a Revolução Informática, em plena Idade Eletrônica, a Suprema Corte Nacional demonstra ignorar os mais comezinhos e rudimentares recursos de comunicação, tais como a telefonia fixa ou móvel, a automação, hoje acessíveis a quaisquer infantes da mais tenra idade”.
Isso, segundo Thiago Duarte provoca um mal estar profundo dentro do próprio judiciário demonstrando desprezo pelo zelo forense.
Por outro lado, referindo ao pedido liminar, “a comunidade gaúcha assiste aos lastimáveis episódios que vitimizaram o seu venerável Poder Judiciário transformando uma questão eminentemente jurídica – administrativa em portentoso trapézio político desgastando desnecessariamente a totalidade dos entes envolvidos” finalizou Thiago Duarte.