O prefeito em exercício Sebastião Melo, recebeu, na tarde desta terça-feira (23/4), o presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), e os vereadores Airto Ferronato (PSB) e Fernanda Melchionna (PSOL), juntamente a grupo de servidores da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) que estão em greve há oito dias.
Uma das reivindicações dos servidores é a troca do índice de reajuste, do INPC pelo IGP-M. Segundo Vera Guasso, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Estado, atualmente, a empresa conta com 39 funcionários em cargos de confiança. "Mensalmente, os CCs da Procempa custam aos cofres públicos R$ 340 mil", apontou Vera.
Ainda segundo Vera Guasso, a greve pode causar problemas na manutenção de serviços ligados à tecnologia da informação na Capital, uma vez que a Procempa é responsável pelos telecentros da cidade, bem como processa os dados de contas de água e folhas de pagamento.
De acordo com Fernanda Melchionna, não há uma solução em curto prazo para o fim da greve dos servidores da Procempa. “O governo mantem uma postura de não avançar em nada na proposta para os trabalhadores", lamentou. "Desde o início eles tentaram que não houvesse greve. O plano de carreira está a 19 anos sem promoções na empresa”, destacou ainda a vereadora.
O Comitê de Política Salarial da prefeitura agendou para esta quarta-feira (24/4), às 14h30min, reunião para novo diálogo com os servidores da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).
Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Foto: Cristiane Moreira/CMPA