O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), recebeu, na manhã desta quarta-feira (24/4), representantes do Sindicato dos Peritos do RS (Sindipericias). No encontro, foram tratados temas como matriz salarial, nomeação de servidores aprovados em concurso público, projetos de aposentadoria e reivindicações operacionais específicas.
Dr. Thiago destacou a importância do Instituto Geral de Perícias para a segurança pública. Médico legista licenciado do IGP, o vereador também manifestou posição contrária à extinção do cargo de perito. “Porto Alegre é a cidade no Estado que tem o maior número de peritos médicos legistas”, salientou. Em relação ao prédio do Departamento de Criminalística do IGP, Dr. Thiago mostrou o dossiê elaborado pela Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal ao Sindipericias.
Em visita ao IGP, no dia 19 de março, a comissão constatou que várias de suas dependências estavam com goteiras no teto, infiltrações nas paredes, mofo, janelas quebradas, ar-condicionado estragado, fiação expostas sobre os servidores e sanitários sem funcionamento.
A presidente do sindicato, Claudia Bacelar, disse esperar que os problemas na sede do IGP sejam resolvidos com a maior rapidez pelo governo do Estado. “Se acontecer algum acidente no prédio, os peritos vão ter que se periciar”, questionou. A audiência também foi acompanhada pela vice-presidente do Sindiperícias, Adriana Nunes, e pelo secretário do sindicato, Henrique Bueno Machado.
Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Foto: Desirée Ferreira/CMPA