O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), e o vice, vereador Bernardino Vendruscolo (PSD), receberam na tarde desta quinta-feira (25/4) a direção do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi). Vieram pedir o apoio dos vereadores ao projeto de lei que tramita na Casa e que trata da reformulação do serviço de táxis na Capital, criado em 1973. O PL encontra-se atualmente para análise e votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Para o presidente do Sintáxi é preciso que se faça esta adequação para a melhoria dos serviços. Luiz Nozari lembra que a tarifa do táxi, que é de R$ 1,90, é baixa em relação à passagem de ônibus, hoje em R$ 2,85, o que tem aumentado a demanda. “É comum de se ver três ou quatro pessoas pegarem um táxi para uma corrida média porque gastam menos do que se fossem pegar um ônibus” observa. Isso tem provocado a falta de veículos principalmente nos horários de pico, “além do que os carros ficam trancados nos engarrafamentos que se formam na cidade”, acrescentando que o poder público tem que manter o equilíbrio, abrindo concessões para ampliar a frota.
Dr. Thiago disse que a questão precisa de uma analise mais aprofundada lembrando que são 84 artigos que disciplinam as concessões. “É preciso que se faça uma boa regra de transição para não prejudicar os trabalhadores do setor”, disse ele. Nos próximos dias, um encontro será marcado tendo por local a sede do Sintáxi.
Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Foto: Tonico Alvares/CMPA