O presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), participou na tarde desta segunda-feira (17/06) da cerimônia simbólica que marca a liberação das licenças para a primeira etapa da obra do Cais Mauá. O projeto é resultado do trabalho em parceria do município, dos governos federal e do Estado e da empresa Porto Cais Mauá do Brasil, responsável pelo empreendimento. A empresa entregou a documentação para o restauro à prefeitura de Porto Alegre em abril. A licença emitida pelos órgãos técnicos do município, entregue nesta segunda-feira (17/06) à empresa Porto Cais Mauá do Brasil, permite o início imediato das obras de restauração dos nove armazéns tombados pelo patrimônio histórico municipal.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, o projeto tramitou na Câmara Municipal durante nove meses. “A revitalização do Cais Mauá devolverá à população a convivência com o Lago Guaíba em infraestrutura qualificada e segura e contribuirá significativamente para a modernização do Centro Historio da Capital”, salientou Dr. Thiago Duarte. Assinado pelo urbanista paranaense Jaime Lerner e pelo catalão Ferín Vázquez, o projeto de revitalização compreende trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Estação Rodoviária à Usina do Gasômetro. O empreendimento prevê a recuperação dos armazéns, a construção de três prédios comerciais e um shopping center, além da revitalização da orla e investimentos numa área de lazer e entretenimento. A concessionária estima a geração de nove mil empregos diretos e indiretos na operação.
Com duração prevista de nove meses, as intervenções irão recuperar um espaço total de 20 mil metros quadrados, que deverá abrigar bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais. O pórtico e os armazéns A e B estão em fase final de aprovação pelo patrimônio histórico federal, que responde pelo tombamento das estruturas. Participaram da cerimônia os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Engenheiro Comassetto (PT), João Carlos Nedel (PP), Márcio Bins Ely (PDT), Airto Ferronato (PSB) e Valter Nagelstein (PMDB).
Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Foto: Francielle Caetano/CMPA