A Câmara Municipal de Porto Alegre deverá sediar em breve um seminário sobre o papel do Estado e a livre concorrência para a exploração do transporte coletivo urbano. A ideia surgiu a partir dos questionamentos feitos por jovens empresários, integrantes do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), após palestra do presidente do Legislativo, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), na noite de segunda-feira (1/7), sobre as suas impressões quanto às manifestações populares ocorridas em todo o país.
Thiago falou para cerca de 50 jovens empresários sobre a sua visão como chefe do Parlamento da capital gaúcha quanto às causas e efeitos das recentes manifestações que vêm questionando a qualidade e o custo de diversos serviços públicos, entre eles o transporte coletivo. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, o movimento iniciado pela ação de segmento alinhado à extrema esquerda tomou corpo e saiu do controle. Esse fato, explicou Thiago, permitiu que militantes da extrema direita se infiltrassem entre os manifestantes para travar o que considera uma disputa pelo poder político-ideológico da mobilização, com o objetivo de desestabilizar as instituições democráticas.
“Devemos ter ciência de que levamos muito tempo para conquistar o direito de nos expressarmos e que o descontrole social e a falência das instituições pode resultar na perda da liberdade que tantos lutaram e pereceram para obter”, alertou. Para Dr. Thiago “a pior democracia é mais valiosa do que a melhor das ditaduras”. Ele destacou que o medo causado pela onda de violência que tem acompanhado as manifestações preocupa os vereadores. “Esse debate tem sido feito por colegas de situação e oposição e há um temor quanto a uma possibilidade de descontrole”, alertou.
O evento foi coordenado pelo presidente do IEE, Bruno Zaffari.
Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Foto: Ederson Nunes/CMPA