O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), participou neste sábado (7/12), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, do Seminário RS Sem Glúten. O evento é promovido pela Associação dos Celíacos do Brasil, tem entrada gratuita e termina hoje às 18 horas. Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da doença celíaca, ou seja, a intolerância permanente ao glúten. A doença celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten.
Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carboidratos e fibras, a dieta do celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carboidratos (massas sem glúten, açúcares, etc).
O Projeto de Lei 285/2013 do vereador Dr. Thiago Duarte visa atender as pessoas que são atingidas pela doença celíaca. Segundo o proponente, a ideia é garantir uma alimentação saudável para toda a população. Neste sentido, aqueles que frequentam restaurantes poderão ter o direito de comer de forma segura “já que hoje, muitas vezes, eles enfrentam uma loteria na hora de escolher o que vão comer”, explicou Dr. Thiago.
Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Foto: Cristiane Moreira/CMPA