Inovapoa apresenta projeto Porto Alegre Criativa

 

03 de_Setembro_-_Apresentao_do_Projeto_Porto_Alegre_Criativa_foto_leonardo_contursi_2O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), recebeu, na manhã desta terça-feira (3/9), a coordenadora do Gabinete de Inovação (Inovapoa), Déborah Villela. Déborah veio apresentar o Grupo de Trabalho “Porto Alegre Criativa”, idealizado pela prefeitura, por meio do seu Gabinete, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Cultura. Um dos objetivos do “Porto Alegre Criativa” é promover o desenvolvimento econômico, social e cultural da capital gaúcha, através de um ecossistema de empreendedorismo e inovação.  A iniciativa pretende unir esforços, juntamente com a sociedade civil, para estabelecer políticas públicas de fomento à economia criativa e científica no município. “O poder público deve ser o indutor de uma política que incentive as empresas, as universidades e as entidades a buscarem o desenvolvimento da cidade num projeto de futuro”, destacou.

De acordo com a secretária municipal de Inovação e Tecnologia, Déborah Villela, o grupo tem como meta articular iniciativas de diferentes instituições e órgãos do governo para potencializar uma revolução tecnológica e estimular o desenvolvimento dos setores criativos e culturais na Capital. Ela pediu o apoio da Câmara Municipal de Porto Alegre nesse projeto. “A indústria criativa tem se mostrado entre as grandes estratégias de desenvolvimento socioeconômico do século 21. Nesse sentido, nosso trabalho prima por fomentar o crescimento econômico do setor e seu capital intelectual, cadeias produtivas, projetos e empreendimentos, respeitando as vocações locais da cidade,” salientou Déborah.

O presidente da Câmara, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), disse que o Legislativo será parceiro do Grupo de Trabalho “Porto Alegre Criativa” e encaminhará o projeto para a Mesa Diretora tomar conhecimento. Integram o Grupo de Trabalho diversos órgãos da prefeitura, como Inovapoa, Gabinete de Comunicação Social e secretarias municipais da Cultura, Urbanismo, Turismo, Governança Local, Fazenda, Produção, Indústria e Comércio, Trabalho e Emprego. Também são parceiros na iniciativa a Federasul, Fecomércio, Sindilojas, Citec da Fiergs, Sebrae, Softsul, Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação (Ceti), Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet), Nós Coworking, e, no meio acadêmico, a PUCRS, ESPM, UFRGS, Unisinos e IPA.

 

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)

Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Foto: Leonardo Contursi/CMPA

Cadastro Newsletter

Preencha os campos para receber nossas notícias em seu e-mail.

Login

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account