Dr. Thiago é homenageado em congresso no Clínicas

Imprimir

 

28 de_Novembro_-_II_Congresso_Internacional_de_Controle_do_Cncer_na_Mulher_foto_vicente_carcuchinski_5Na abertura do II Congresso Internacional de Controle do Câncer na Mulher, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), na noite desta quinta-feira (28/11), o presidente do evento, médico Paulo Naud, homenageou as instituições e pessoas que lutam contra o HPV, papilomavírus humano responsável por 100% das incidências de câncer de colo de útero (cervical). O presidente da Câmara Municipal da Capital, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), foi um dos homenageados.

Thiago, que é gineco-obstetra, lembrou do tempo em que foi médico residente do Clínicas, quando desenvolveu programas científicos. “Ao lado do Dr. Naud, mostramos que era possível, isso lá em 1995, detectar lesões pré-malignas, potencialmente curáveis com uma simples inspeção cervical”, disse. Segundo ele, a Câmara pode ser palco das discussões e da busca de meios para levar o conhecimento acadêmico às comunidades carentes.

O vereador aproveitou o congresso para formalizar um convite aos presentes para o 1º Fórum do Planejamento Familiar, que acontecerá no dia 10 de dezembro no Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal.

Campanha

Junto com o Congresso Internacional de Controle do Câncer da Mulher, ocorre, pela primeira vez no Brasil, o Simpósio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Trata-se de um programa de vacinação do Ministério da Saúde contra o HPV. Secretários de Saúde e coordenadores dos programas de controle do câncer participam de oficinas práticas de tratamento de prevenção do câncer em adolescentes. A partir de 2014, as doses das vacinas devem ser aplicadas em crianças de 9 a 13 anos nas escolas e nos postos de saúde de todo o Brasil.

Estiveram presentes na abertura do congresso a consulesa do Brasil em Mônaco, Luciana de Montigny; o representante do Ministério de Saúde de Mônaco, Franco Borruto; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen, e o presidente do Centro Nacional de Oncologia da Angola, Fernando Miguel.

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
 

Foto: Vicente Carcuchinski/CMPA

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account