Roberto Bandeira Pereira recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Imprimir

 

17 de_Dezembro_-_Ttulo_Honorfico_de_Cidado_de_Porto_Alegre_ao_Sr._Roberto_Bandeira_Pereira_foto_ederson_nunes_3Em sessão solene dirigida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), o procurador de Justiça do RS Roberto Bandeira Pereira recebeu da Câmara Municipal, no início da noite desta terça-feira (16/12), o título de Cidadão de Porto Alegre. A homenagem, proposta pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), teve por local o Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da Capital. Dezenas de autoridades dos três poderes do Município e do Estado, além de familiares de Pereira, acompanharam a cerimônia.

 

Presidente da Câmara Municipal, Dr. Thiago Duarte, ao fazer sua saudação, destacou a história acadêmica e a trajetória profissional de Roberto Bandeira Pereira. “Desde que assumiu a procuradoria de Justiça, ele procurou modernizar a gestão, num tempo em que ainda não se falava disso”, salientou. “Foi a partir daí que as promotorias passaram a se desvincular dos fóruns e ter sua vida própria”, afirmou ao dizer que as ações de Pereira estabeleceram princípios que levaram os ministérios públicos por novos caminhos.

 

Conforme Thiago Duarte, o trabalho empreendido pelo homenageado sempre foi feito por meio de diálogo com os meios políticos, empresariais e com a mídia. “Ele estabeleceu canais de comunicação com a sociedade, tornando o ministério público ainda mais transparente.” O vereador citou ainda ações de combate ao crime organizado empreendidos pela procuradora, a partir de ações de Pereira. “Sem dúvida, a partir de suas gestões na Procuradoria de Justiça, o MP ganhou outra visibilidade e uma  interação direta com a sociedade.”

 

Significado

 

“O titulo hoje recebido, por justiça, precisa ser dividido com todo os que direta ou indiretamente contribuíram em minha caminhada.” Ao fazer esta afirmação em seu agradecimento, Roberto Pereira, além de lembrar companheiros, funcionários e membros do Ministério Público, destacou a importância da homenagem conferida pela Câmara Municipal. “A vida real de fato acontece no âmbito do município”, salientou. “Esta cerimônia tem um significado especial em minha existência. É com muita alegria que recebo esta certidão que declara minha condição de Cidadão de Porto Alegre.”

 

O homenageado agradeceu também a todos os amigos, membros do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas, dos parlamentos municipal e estadual, e de confrarias esportivas e religiosas de que participa. “Tem uma grande significação este momento para mim, pois me encontro entre grandes amigos”, disse Pereira, sem esquecer de citar sua família, irmãos, esposa e filhos, além do vereador proponente da homenagem, de quem é tio e padrinho de crisma. “Crescemos juntos”, recordou ao se referir a Thiago Duarte.

 

Presenças

 

Prestigiaram a homenagem, entre outras autoridades, o prefeito de Porto Alegre José Fortunati, a procuradora-geral do Estado Roselaine Rockenbach, o desembargador André Luiz Planella Villarinho, o procurador-geral de Justiça do RS Eduardo de Lima Veiga, e o subdefensor público geral Felipe Kirchner. Também estiveram presentes o ex-governador Jair Soares, o conselheiro do Tribunal de Contas Pedro Henrique Poli de Figueiredo, o procurador-geral do Ministério Público Geraldo Costa da Camino, e o vice-presidente da OAB/RS Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.

 

Igualmente participaram da sessão solene os vereadores Idenir Cecchim (PMDB), Cássio Trogildo (PTB), Alceu Brasinha (PTB), João Carlos Nedel (PP) e Mônica Leal (PP).

 

Homenageado

 

Procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, Roberto Bandeira Pereira assumiu este cargo de 2003 a 2007. Também presidiu, de 2005 a 2007, o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Natural de Rio Pardo, o homenageado, como promotor de justiça, passou pelas comarcas de Iraí, Sapiranga, São Francisco de Paula, Taquara, São Borja e Viamão.

 

Em Porto Alegre, Pereira exerceu as funções de promotor-secretário, atuou na 6ª Curadoria de Família e Sucessões, nas Varas do Tribunal do Júri, na 2ª Auditoria da Justiça Militar e na 2ª Vara de Acidentes de Trânsito. Passou por varas criminais dos Foros Regionais da Restinga, Tristeza e Alto Petrópolis, assim como do Fórum Central da Capital. 

 

Texto e edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account