Trabalhadores da saúde cobram garantia para insalubridade

 

19 de_Dezembro_-_recebe_equipe_de_percia_tcnica_foto_leonardo_contursi_2Dr. Thiago Duarte (PDT), pedindo para que o Executivo cumpra o pagamento dos 40% de insalubridade garantido por lei. “Trabalhamos em postos de atendimento com risco à saúde, em contato com tuberculosos e outros tipos de doenças” afirma a pediatra Anna Coutinho, do Pronto Atendimento da Vila Bom Jesus, acrescentando que os casos de tuberculose vêm aumentando em Porto Alegre. Segundo ela, a Secretaria Municipal da Saúde só paga 20% de insalubridade.

O engenheiro Mário Ávila de Oliveira e o médico Mário César Kurz, da gerência de Saúde do Servidor Municipal da Secretaria da Saúde, presentes ao encontro, garantiram que os laudos apresentados à secretaria estão de acordo com a realidade dos trabalhadores. “Acompanhamos as atividades nos postos de saúde da Cruzeiro, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Hospital de Pronto Socorro, para nos certificarmos da situação de risco dos servidores”, garantiu Oliveira. Já o médico Mário Kurz disse que logo que assumiu a SMS, o secretário Carlos Casartelli pediu um novo estudo da situação dos servidores, “depois de prontas, as portarias foram tornadas sem efeito pois o secretário preferiu deixar a decisão para o prefeito” afirmou.

Por conta desta demora, novas patologias, como a gripe A, e o aumento de casos de tuberculose foram surgindo, ampliando o risco de contaminação, afirmam os técnicos, médicos e enfermeiros.

Diante do impasse, o presidente da Câmara sugeriu a realização de um novo laudo com a participação direta dos trabalhadores. “A Câmara vai encaminhar à prefeitura esta solicitação” garantiu Dr. Thiago.

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. pof. 6062)

Cadastro Newsletter

Preencha os campos para receber nossas notícias em seu e-mail.

Login

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account