Câmara e ARI preparam espaços para homenagear Alberto André

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre e a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) firmaram, na tarde desta sexta-feira (20/10), um acordo de cooperação mútua para a criação de dois espaços culturais em homenagem ao jornalista e ex-vereador Alberto André. O espaço de imprensa contando a história do jornalista será montado na sede da ARI, mostrando a trajetória de Alberto André pela imprensa gaúcha e pela Associação Riograndense de Imprensa, entidade que ele presidiu por 36 anos.

20 de_Dezembro_-_diretoria_da_Associao_Riograndense_de_Imprensa_foto_vicente_carcuchinski_4Outro espaço será criado nas dependências da Câmara Municipal, contando o lado político e mostrando projetos e ações do vereador Alberto André. O ex-presidente da Ari Ercy Torma, presente no ato, lembrou que Alberto André é autor da lei que transfere a Praça da Alfândega para a Câmara Rio-Grandense do Livro durante os dias da Feira do Livro de Porto Alegre. “Nos primeiros anos da Feira, havia um descontentamento de parte da sociedade com os problemas causados à praça pela circulação de pessoas e montagem das bancas”, lembra Torma. “Foi aí que o Alberto André resolveu propor essa lei, transferindo a responsabilidade.”

Para o presidente da ARI, jornalista João Batista de Melo Filho, nada mais justo prestar as duas homenagens a um dos maiores nomes da imprensa gaúcha de todos os tempos. ”Agora vamos firmar parcerias com universidades no sentido de iniciar uma pesquisa para o recolhimento e classificação de todo o material possível para montar os dois espaços”, disse ele, lembrando que vai ser preciso buscar material humano que contribua com o trabalho de pesquisa. 

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), lembrou que o espaço da Biblioteca do Legislativo leva o nome de Alberto André, devendo ser ampliado para acolher o acervo. “A Câmara passa por várias reformas na sua área física, e certamente vamos encontrar um espaço para homenagear Alberto André”, afirmou. 

Alberto André assumiu uma cadeira na Câmara em 1952, permanecendo por 12 anos. Além de vereador e jornalista, Alberto André foi diretor da Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS. Morreu em setembro de 2001, aos 85 anos, quando era presidente de honra e do Conselho Deliberativo da ARI.

Também esteve presente, no encontro desta sexta-feira, o jornalista João Souza, vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa.

 

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400

Cadastro Newsletter

Preencha os campos para receber nossas notícias em seu e-mail.

Login

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account