Reabertura do 3º Turno na UBS Belém Novo

Imprimir

 

“Ninguém quer perder atendimento na área da saúde”. Esta é a opinião que o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, externou a vereadores e comunidade do bairro Belém Novo que reivindicam a volta do terceiro turno de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. O horário estendido à noite (das 18h às 22h) era uma realidade desde 2006, e a partir de 1º de dezembro do ano passado foi encerrado pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A reunião ocorreu nesta quarta-feira (15/1), no Paço Municipal.

O vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) apontou algumas razões para que a SMS cortasse o atendimento. Entre elas estão a transferência de médicos sem reposição e o corte de horas extras para as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). “Não podemos retroceder. É uma região que tem carências e está distante do centro da cidade”, analisa. Dentre os encaminhamentos, Dr. Thiago apontou que se a SMS trouxer de volta um dos profissionais transferidos, ou chamar um médico aprovado em concurso, já seria possível retomar o atendimento noturno na UBS.

Os vereadores Mario Fraga (PDT) e Paulinho Motorista (PSB) também participaram da reunião e reforçaram a necessidade de manter o atendimento sem retrocessos. “Esperava até que o atendimento fosse 24h, perder o terceiro turno é algo que a comunidade não pode passar. Temos muitas demandas na área da saúde”, ponderou Mario Fraga. Já Paulinho destacou que todos estavam na reunião para ajudar a região. “Estamos unidos para que nosso pedido seja aceito. É uma questão delicada para um bairro que, além do problema na saúde, tem problemas de transporte para chegar ao atendimento de outras localidades”, ressaltou.

Representando a comunidade, o presidente do Conselho Local de Saúde, Antônio Barros, criticou a gestão do secretário de saúde, Carlos Casartelli, e pediu ao vice-prefeito para que reverta a situação imediatamente, uma vez que o Belém Novo não pode ficar sem o serviço. “Vamos solicitar com urgência a troca do comando da gestão da SMS”, informou Barros.

Solução

O vice-prefeito Sebastião Melo mostrou solidariedade com a causa apresentada, e que o desafio da prefeitura e do País é colocar o SUS à disposição de todos. Melo ressaltou que o atendimento não pode ser interrompido, e solicitou ao Conselho Local de Saúde um documento relatando os fatos para que possa dar encaminhamento com o prefeito.

“Saúde e dinheiro e gestão. Os dois são fundamentais. Vou abrir um processo na prefeitura para fundamentar a decisão da prefeitura em relação ao terceiro turno da UBS de Belém e dar um retorno à comunidade. Sou solidário a volta do turno estendido”, destacou ao informar que vai tratar do caso direto com o prefeito José Fortunati e o secretário Casartelli. Ele se comprometeu em dar uma resposta rápida às reivindicações.

Leonardo Contursi (reg. prof. 12552)
Assessoria de Imprensa Bancada do PDT

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account